Programa AIIA

AIIA Porto - Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa é um Programa Integrado de Inovação e Experimentação Social e de Animação Territorial do Porto, promovido pelo Município do Porto e cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte - NORTE 2020.


O programa AIIA constitui uma abordagem integrada para a inovação e experimentação social, com o objetivo de promover a inclusão social e contribuir para a diminuição da pobreza e do desemprego nos territórios mais vulneráveis do concelho do Porto, nomeadamente as comunidades desfavorecidas identificadas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do Porto.


Incorpora as diversas intervenções planeadas e em curso, envolvendo as redes de atores presentes nos territórios, de forma a estruturar e a dar coerência às respostas sociais, aos desafios e problemas em articulação e complementaridade com o Plano de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas (PAICD), um dos planos de ação setoriais previstos no PEDU.


A implementação do programa AIIA no Município do Porto é, em si mesma, resultado de uma abordagem integrada que envolve o Departamento Municipal de Coesão Social, a empresa municipal Domus Social e a empresa municipal Porto Vivo, SRU - Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto.

Objetivos gerais:

> Intensificar a inclusão social e a integração socioterritorial

> Diminuir a pobreza e aumentar a integração social das populações mais vulneráveis

> Melhorar a qualidade de vida das populações residentes nas comunidades desfavorecidas

> Promover a empregabilidade e o empreendedorismo social

> Promover a inovação e a experimentação social


Públicos-alvo:

 > Desempregados e jovens em situação NEET (jovens entre os 15 e 29 anos, desempregados ou inativos, que não estudam nem estão em formação)

 > Pessoas em situação sem-abrigo e outros indivíduos e famílias em situação de elevada vulnerabilidade social

 > Populações residentes em territórios vulneráveis e populações em situações de vulnerabilidade social

 > Empreendedores sociais e organizações do terceiro sector