Bairros (Com)Vida

Bairros (Com)Vida é um programa de bem-estar e promoção da saúde assente na capacitação da comunidade para atuar na melhoria da saúde física e mental e qualidade de vida, a nível curativo, mas sobretudo a nível preventivo. Assume-se como um programa abrangente e ambicioso que toca diversos aspetos centrais ao conceito de qualidade de vida, reconhecendo a importância de cada pessoa se sentir bem psicologicamente, possuir boas condições físicas e sentir-se socialmente integrada e funcionalmente competente, para que a sua vivência no espaço da cidade seja plena e integrada numa trajetória coletiva coesa e inclusiva.

 

Destacam-se as seguintes iniciativas integradas no Programa Bairros (Com)Vida:

 

> Quanto Mais Cedo Melhor

O projeto Quanto Mais Cedo Melhor consiste num programa integrado de promoção da saúde mental para a comunidade educativa, orientado para crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, suas famílias e todos os agentes educativos em contexto escolar.

Decorre nos Agrupamentos de Escolas Alexandre Herculano, Cerco do Porto, Garcia de Orta, Leonardo Coimbra Filho e Rodrigues de Freitas.

 

Os objetivos deste projeto são:

> Promover competências pessoais e sociais

> Promover comportamentos saudáveis

> Desenvolver literacia em saúde mental

> Promover uma otimização do desempenho académico

 

Este projeto requer que as crianças sejam visitadas nas suas escolas onde, em ambiente de grupo-turma e acompanhadas pelo docente titular, realizam atividades lúdico-pedagógicas com vista à promoção de competências socioemocionais. Em paralelo, os encarregados de educação e agentes educativos de cada escola são convidados a participar também em sessões formativas que lhes são dedicadas.


> Ver Para Querer

Ver Para Querer é projeto-piloto realizado junto dos alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico que frequentam estabelecimentos escolares inseridos em comunidades desfavorecidas da cidade do Porto, mais concretamente o Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto e o Agrupamento de Escolas Leonardo Coimbra Filho.

 

Os objetivos deste projeto são:

> Aumentar a literacia alimentar dos alunos

> Melhorar a oferta alimentar da escola

> Ajustar espaços das refeições escolares, no sentido de os tornar mais atrativos

> Contribuir para a melhoria dos hábitos e consumos alimentares dos alunos e suas famílias

> Diminuir o desperdício alimentar


Os seus públicos são não só as crianças como também os agregados familiares e todos os atores da comunidade escolar.


> Oficinas da Saúde

Conjunto de seis percursos de capacitação e literacia em saúde, organizados em seis oficinas temáticas de 10 horas cada, orientados para a capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua saúde física e mental e qualidade de vida, a nível curativo, mas sobretudo a nível preventivo.

 

Os temas selecionados partem de um entendimento de que a saúde é produto de um amplo espectro de fatores relacionados com a qualidade de vida:

> Desenvolvimento pessoal para uma cidadania ativa e participativa: Oficina Sou um Cidadão Ativo e Informado

> Estilos de parentalidade positiva: Oficina Eu Educo, Eu Ensino, Eu Formo

> Melhor e mais eficaz acesso aos serviços de saúde: Oficina Sou Gestor da Minha Saúde

> Higiene pessoal, doméstica e ambiental: Oficina Promovo a Minha Qualidade de Vida I

> Hábitos e práticas alimentares saudáveis: Oficina Promovo a Minha Qualidade de Vida II

> Práticas de gestão doméstica e comunitárias sustentáveis: Oficina Sou Gestor na Minha Casa e Evito o Desperdício

 

As oficinas são divididas em sessões de curta duração com abordagens práticas e participativas, nas quais as aprendizagens se desenvolvem pela experimentação e partilha de saberes.


> Oficinas da Saúde para Profissionais do 3º Setor

No seguimento das Oficinas da Saúde, surgem as Oficinas da Saúde dirigidas aos Profissionais do 3º Setor das instituições da cidade do Porto, com o intuito de assegurar a sustentabilidade e integração dos processos de capacitação das comunidades e de maximizar o seu impacto nos hábitos de vida da população portuense.

Estão no terreno quatro percursos de capacitação, com o objetivo comum de reforçar as competências dos profissionais para a promoção do bem-estar e da saúde das pessoas com as quais trabalham quotidianamente.

As metodologias de trabalho incidem na experimentação ativa, resolução de casos práticos e sistematização e consolidação de conteúdos relevantes para mobilização na intervenção direta com as pessoas nas comunidades.

As quatro áreas temáticas privilegiadas por estas Oficinas respondem a necessidades de capacitação identificadas pelos parceiros da Rede Social:

 

> Comunicação Assertiva e Inclusiva

> Participação e Cidadania: o cidadão enquanto gestor da sua saúde

> Promovo a qualidade de vida

> Intervenção no âmbito da saúde/doença mental

 

Cada Oficina da Saúde para Profissionais do 3º Setor é programada à medida do grupo de participantes, com calendarização, horários e modalidade ajustados às possibilidades e conveniência das instituições aderentes.


> A Campanha Comunidades Promotoras da Saúde complementa o nosso trabalho diário de promoção do bem-estar, da saúde e da qualidade de vida das comunidades da nossa cidade com um conjunto de materiais didáticos de suporte, de entre os quais destacamos as oficinas-vídeo que nos convidam e desafiam, como pessoas e como coletivo de cidadãs e cidadãos do Porto, a ser um agente ativo da nossa Saúde.

 

Sob o lema O Porto sabe cuidar de si, as temáticas específicas que serão abordadas encontram-se perfeitamente integradas nas áreas prioritárias da estratégia global de promoção da saúde do Município, e versam sobre quatro principais determinantes da saúde: alimentação, atividade física, saúde mental e consumos.

Estes determinantes são trabalhados numa perspetiva promotora de hábitos saudáveis, alavancada essencialmente na capacitação da população para a adoção regular (e diária) de hábitos de cariz preventivo: beber água nas quantidades adequadas elegendo-a como bebida de eleição; praticar atividade física regular ajustando-a à fase da vida em que nos encontramos; promover a consciencialização da importância da prevenção de exposição de crianças e jovens ao fumo do tabaco; ou cuidar da nossa saúde mental ao mesmo tempo que combatemos o estigma nesta área, são alguns dos exemplos dos subtemas a abordar.

 

Inauguramos a campanha com 3 oficinas-vídeos:

“Hortofrutícolas todos os dias!” - nuns breves minutos, aprendemos ou recordamos porquê e como podemos cuidar de nós através da alimentação, concretamente do consumo de hortofrutícolas todos os dias;

 

- “Como incorporar Atividade Física no dia a dia sem quase dar por isso?”, em que lançamos o desafio e são exploradas múltiplas soluções;

 

- “Atentos ao rótulo!” , um vídeo que nos ajuda a escolher melhor o que comemos e bebemos todos os dias, usando um descodificador de rótulos que será disseminado pelas comunidades, e que pode ser descarregado aqui.





Galeria
Item 1 de 3