Teatro Fórum apresenta espetáculo “Por que não posso?”

Esta quinta-feira, dia 10, é apresentado “Por que não posso?”, espetáculo final da segunda residência artística - Teatro Fórum, realizada no âmbito da candidatura AIIA (Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa) - Eixo II, dirigido à população em situação de sem-abrigo e pessoas em situação de vulnerabilidade social.


Este espetáculo, a ter lugar às 18,30 horas, no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, é o culminar de quatro meses de trabalho. Depois da iniciativa “Quem És Porto” - Bibliotecas Vivas, que reuniu, em outubro do ano passado, várias dezenas de participantes decididos a contar a sua história de vida, esta oficina de Teatro Fórum, dinamizada pela PELE, é a segunda de três oficinas artísticas que compõem o projeto SOmOS - Existimos, Criamos, Somamos (P)Artes e que, entre 2021 e 2022, estão a trabalhar com diferentes grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade social.


As três oficinas são dinamizadas por criadores portuenses, cuja ação é apoiada e complementada por atividades de mediação socioeducativa e ação psicossocial junto dos participantes não-artistas.

O projecto SOmOS - Existimos, Criamos, Somamos(P)Artes é promovido pela Câmara do Porto, no âmbito do programa AIIA, e tem coordenação artística da Apuro e acompanhamento socioeducativo e psicossocial da EAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza).


As Oficinas de Capacitação e Integração pela Arte tem como objetivo criar espaços de relação interpessoal e de participação cultural, onde artistas e não artistas poderão contribuir para o resgate de memórias e saberes e para o desenvolvimento de competências comunicacionais, relacionais, técnicas.